Palestrantes - 1 WORSHOP SOBRE URBAN FARMING

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Palestrantes

Dr. Luis Felipe V. Purquerio
Possui graduação em Engenharia Agronomica e Mestrado pela FCAV/UNESP/Jaboticabal (1999 e 2002) e Doutorado em Agronomia pela FCA/UNESP/Botucatu (2005). Atualmente é pesquisador científico VI do Instituto Agronômico/Centro de Horticultura e docente no programa de pós graduação em Agricultura Tropical e Subtropical na área de Tecnologia da Produção Agrícola. Atua em horticultura, fitotecnia, nutrição de plantas, cultivo sem solo, cultivo em ambiente protegido, fisiologia das plantas cultivadas e urban farming. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora 2/CNPQ desde 2009.





Eng. Agr. Felipe Marques Silvestre, empresa Verde Mais
Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal de São Carlos (Araras-SP). Tem experiência em produção hidropônica, cultivo protegido e horticultura. É proprietario da empresa Verde Mais, Piracicaba-SP, com produção urbana de hortaliças em hidroponia.





Dr. Alex Humberto Calori
Alex H. Calori é mestre/doutor em Agricultura Tropical e Sub-Tropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e graduado em Tecnologia em Agronegócio (FATEC - Mococa). Atualmente é proprietário e diretor executivo da Aeropônica, empresa de consultoria em cultivo indoor e aeroponia. Nessa instituição desenvolve protótipo para produção de alimentos em pequena escala. Projeto esse financiado pela FAPESP no programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), com apoio do Instituto Agronômico.



Chef. Danielle B. Massa

Graduada em Nutrição e Dietética pela Universidade São Judas Tadeu (2004), especialista em Gastronomia e Empreendedorismo pela Famesp (2014), Especialização e formação Pedagógica Docente pela FATEC (2008). Docente em cursos Técnico em Cozinha e Nutrição e Dietética em Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Desenvolve trabalhos de pesquisa com culturas de batatas coloridas e cogumelos em parceria com a APTA- Agencia Paulista de Tecnologia e com a ANPC - Associação Nacional de Produtores de Cogumelos, Chef responsável pelas cozinhas de apoio do evento Mesa SP promovido pela revista Prazeres da Mesa nos anos de 2017 e 2018.



Dr. Thiago Leandro Factor
Thiago Leandro Factor é Engenheiro Agrônomo. Graduou-se em 2000 pela UNESP Jaboticabal, onde também obteve os títulos de Mestre e Doutor em Agronomia (Produção Vegetal), respectivamente em 2003 e 2007. Atualmente é Pesquisador Científico do Instituto Agronômico (IAC), Unidade de Pesquisa de Mococa (UPD Mococa). Atua na área de Fitotecnica, com enfâse no desenvolvimento de sistemas de cultivo sem solo, a mais de 15 anos. Desenvolveu o primeiro sistema   aeropônico para a produção de batata semente no Brasil. Tem colaborado para o desenvolvimento e implantação de sistemas comerciais de aeroponia no Brasil.




Eng. Amb. Paulo do Amaral Bressiani

Formado em Engenharia Ambiental pela Poli-USP em 2013 com especialização na Universidade de Lund, na Suécia, teve experiência de quase 4 anos nas áreas de Novos Negócios de duas investidas do Pátria Infraestrutura nos setores de Energia e Datacenters, até que decidiu criar seu próprio negócio em uma área de seu interesse e na qual acredita que poderá trazer impactos positivos para a sociedade e para o meio ambiente. Está focado no desenvolvimento da Fazenda Cubo desde o início de 2018 com o intuito de reaproximar o plantar do comer.



Dr. Fernando César Sala
É Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP e Doutor em Fitotecnia. Já atuou na área de Desenvolvimento de Produtos, Melhoramento Genético e Produção de Sementes de Hortaliças na iniciativa privada. Atualmente é Professor e Pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (Campus de Araras-SP). Atua na área de Cultivo hidropônico, melhoramento genético de hortaliças, principalmente para hortaliças folhosas onde já desenvolveu e lançou mais de 15 cultivares de alface no mercado nacional.




Dra. Simone da Costa Mello
É graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Jaboticabal (1990). Concluiu o Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo (1994) e o Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou Pós-Doutorado na Universidade da Flórida (UFL), EUA (novembro de 2011 a outubro de 2013) e Livre-docência pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é Professor Associado I da Universidade de São Paulo junto ao Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), docente credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da ESALQ. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em cultivo protegido de hortaliças em sistemas de produção em solo, substratos e hidropônicos. Também atua na área de produção de hortaliças de folhas, frutos e flores em campo.




Giuliano Augusto Oliveira Bittencourt

Formado em Administração Pública, fundou o SEED enquanto funcionário público em MG. Durante uma visita ao MIT, descobriu o conceito de Fazenda Urbana e resolveu ser verdureiro. Fundou a BeGreen em 2015 na zona rural de Betim e em 2017 inaugurou a primeira Fazenda Urbana da América Latina, dentro do Boulevard Shopping BH. Hoje produz mais de 100.000 pés de hortaliças por mês em apenas 2 mil m2.


 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal